domingo, 11 de dezembro de 2011

'Na Estrada' Com Neymar *-*

Antes de completar 20 anos, o que só acontece no dia 5 de fevereiro, Neymar da Silva Santos Junior já acumula muitas conquistas profissionais. Atualmente, o atacante santista é considerado o melhor jogador do Brasil e tem no currículo dois campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores da América pelo Santos, e o título Sul-Americano com a seleção Sub-20. Para continuar sorrindo, o craque pode fechar 2011 com o título do Mundial de Clubes, no Japão.
Apesar da boa fase, Neymar se envolveu em uma polêmica no ano passado que culminou na demissão do técnico Dorival Jr. do Peixe. Na ocasião, ele xingou o treinador durante um jogo, e o comandante pediu uma punição mais severa ao atleta. Na "queda de braço" entre o técnico e o clube, Dorival saiu perdendo. O episódio negativo marcou a vida de Neymar para sempre e ele recorda o momento como um renascimento.
- Aprendi muito. Dou o exemplo do episódio com o Dorival. Cheguei em casa e vi minha mãe e meu pai chorando. Foi a pior noite da minha vida, não conseguia dormir de jeito nenhum. Mas foi onde eu cresci e aprendi muito. Acabei errando e sei da besteira que fiz. São coisas da vida que você acaba aprendendo. E essa crítica me fez crescer também, me ajudou bastante - disse Neymar.
O menino da Vila recebeu Galvão Bueno no CT Rei Pelé, em Santos, para a gravação do quadro "Na Estrada", do Esporte Espetacular. Neymar mostrou as instalações, apresentou os funcionários do local, almoçou com o narrador e apresentador e bateu um papo sobre carreira, vaidade, dinheiro, permanência no futebol brasileiro e muito mais.

Entrevista completa de Galvão Bueno com Neymar:


Neymar Junior ou Neymar?
Neymar Junior. Neymar é o papai. É mais por respeito, por ser meu pai.
Você pode jogar um ano atrás do outro Olimpíadas 2012, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Copa América 2016 e Olimpíadas 2016 em casa. Você já pensou nisso?
Não pensei nessas coisas todas. Mas estou me preparando para tudo, para o próximo campeonato, sempre para o jogo que vem pela frente. Espero poder continuar fazendo história do jeito que venho fazendo.
Você sente que teve uma evolução nesse período com o Muricy?
Eu já trabalhei com grandes técnicos. Com o Muricy eu já falei que está sendo o melhor treinador com que já trabalhei. Fico muito honrado. Pelo o que ele passa não só para mim, mas para todo o grupo, a transparência, a forma como trabalha nos treinamentos, que ele cobra nas partidas. É um treinador fantástico.


Como é ser garoto-propaganda, você curte?
Não sou nenhum ator, nem nada. A gente passa dificuldade para fazer as coisas. Estou me acostumando. Mas está sendo maravilhoso, vale a pena. Esses momentos vão ficar sempre guardados.
O que significa para você ficar no Brasil, em casa, com o carinho da família e amigos?
Sempre falei muito sobre a escolha que eu tive, juntamente com a minha família, de ter ficado. Sei que marcou uma história, porque a maioria dos jogadores acaba indo embora. Não quis fazer história, quis fazer a minha felicidade que hoje é estar jogando pelo Santos, estar no Brasil. É o país que eu amo e que as pessoas devolvem o carinho para mim. Esse carinho em todos os lugares do Brasil está sendo muito fantástico e eu também tento mostrar esse carinho com uma foto, autógrafo, sorriso... Então acho que essas coisas ajudaram na minha escolha.
Na sua chuteira está escrito 'alegria'. De quem foi essa ideia?
Está escrito "Ousadia e alegria". Tive essa ideia com o Thiaguinho, do Exaltasamba, que ele é muito meu amigo. Ousadia de brincar, de ser irreverente. E alegria de ser feliz, de estar com os amigos, fazer o que gosta e ama. É isso que eu procuro demonstrar na chuteira.
O dia 7 de março de 2009 te diz alguma coisa? Como você vê esses dois anos e meio?
Foi minha estreia. Contra o Oste no Pacaembu, 2 a 1, sem gols. Esses dois anos e meio passaram rápidos na minha vida. Aconteceu tudo muito rápido. Subir para o profissional cedo, jogar ao lado do seu ídolo, o Robinho, no Santos, ir para a Seleção e jogar com os maiores craques. Não esperava que acontecesse isso tão rápido assim.
E aquele gol sobre o Flamengo no Brasileirão? (Santos 4 x 5 Flamengo - Vila Belmiro)
Foi um gol bonito. Na hora não sabia que o gol foi tão bonito. Hoje eu paro e me pergunto como eu consegui fazer isso. Não tem como planejar, é na hora.

Como o Neymar Jr. faz para não se deslumbrar?
Eu sempre converso muito com meu pai. Digo que a gente é um pouco maloqueiro. Acho que esse lado maloqueiro nunca vai sair. Tive uma educação excelente dos meus pais, independentemente do dinheiro, não perco o foco, a alegria, a humildade de tratar todo mundo bem. Maloqueiro, essa é a palavra certa.
O que é ser maloqueiro?
Um cara que não liga para nada, sempre feliz, brincando com todo mundo, humilde.
Você é supervaidoso...
Todo homem é um pouco vaidoso. Um maloqueiro um pouco vaidoso (risadas).
É verdade que o papai guarda a grana toda e te dá R$ 10 mil por mês?
Papai é quem comanda tudo. Ele não me dá nada, só fala que dá. Tudo para ele eu pergunto se pode, carro, roupa... O carro foi uma apostinha minha e dele depois de um campeonato, se eu fosse campeão ele me daria. São metas. É uma forma legal de você buscar o que você quer. Para o Mundial de Clubes ainda estamos analisando. Preciso pensar em algo bom.
Como vocês estão trabalhando para que não apareça um Mazembe na frente do Santos?
O Muricy sempre fala que o primeiro jogo é o mais importante de todos, para não ser surpreendido como o Inter foi. Ele está analisando tudo e nos treinando bastante para que a gente chegue no Mundial completo e preparado.
Quem é melhor, você ou Messi:
Drible? Messi.
Conclusão? Messi.
Arrancada? Messi.
Cabeçada? Messi.
Chutar com as duas? Messi.
Isso é conversa...
Você acha que pode servir como exemplo para uma nova geração de jogadores, com mais responsabilidade?
Hoje o Brasil está muito melhor, conseguindo segurar seus jogadores e criando ídolos novos. Tem o Lucas, do São Paulo, que é muito novo, o próprio Ganso. Espero que a gente possa encaminhar uma geração de respeito, irreverente, alegre, feliz e que possa ter bom estudo e apoio dos pais. Isso a gente pode passar para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário